segunda-feira, 6 de abril de 2009

Sessões irlandesas no Ryan's (Pub irlandês na Ribeira)

Since yesterday the Irish music sessions have moved to the Ryan's Irish Pub in the Infante Henrique street in the Ribeira area of Porto (near the Sao Luís bridge). They take place at 9h30 pm until the last leaves the Pub. The Pub closes at 2 am on Sundays.

Ontem uma pequena equipe de exploração foi experimentar a acústica e o sabor da Guiness no Ryan's, o único Pub irlandês do Porto, situado na rua Infante D Henrique ao pé do túnel da ponte. Quem não o conhece que levante a mão no ar e a deixe caír sobre uma bochecha à escolha ...

A história tem um final feliz. A acústica do bar era bastante razoável, a cerveja soube muito bem (hic!) e perdemos a noção da hora, o melhor indicador para conhecer a funcionalidade de um sítio. A partir de agora, as sessões regulares de música irlandesa passam a ter lugar ao domingo à noite, a partir das 21h30, no Ryan's. O Pub fecha às 2h00 da manhã aos Domingos e o frente-da-casa chama-se Paulo.

E assim ficam melhor definidas as coisas nas sessões de quinta-feira no Contagiarte: de irlandesas passam a ser um misto de várias origens tal como tinham pedido os dançarinos, e um campo de teste à capacidade dos músicos de conseguirem tocar músicas de várias origens sem caírem em lugares-comuns e confusões estílisticas! Eu cá vou começar a tocar Klezmer, e vocês?

2 comentários:

Nuno Flores disse...

Como já disse em ocasiões anteriores, acho que a sessão de quinta-feira deve ser uma mistura de estilos. Não creio que tenha sucesso de outra forma. Apesar de achar que desde que haja um ritmo, o pessoal dança qualquer coisa.

Eu não tenho temas ou músicas para trazer para a sessão que sejam relevantes e acho que tenho muito a aprender com as músicas que já tem surgido. O tempo fará com que eu vá captando os temas/estilos.

Quando a cair em lugares comuns ou confusões estilísticas, bom, eu sempre fui apologista de inovar a tradição e dar-lhe as nossas influencias (acho que saí é nasce o tradicional), mas compreendo que é preciso primeiro perceber como as coisas são e nascem para depois as podermos desconstruir.

Portanto, por mim, não tenho problema algum com isso. Apenas peço que sejam um pouco condescendentes de não apanhar o ritmo ou música à primeira ou à segunda. Conto com a vossa postura pedagógica para o fazerem.

Nuno Flores disse...

Já agora, queria apenas fazer mais um comentário sobre as sessões de domingo à noite no Ryan's.

Visto que segunda-feira é dia de trabalho (pelo menos para mim) tenho receio pela hora à qual terminará esta sessão. Segunda-feira é o dia da semana mais complicado para mim, pois começo a dar aulas às 8:30 da manhã e é o dia todo, pelo que chego ao fim do dia, exausto.

Chamem-me de fraco, mas a verdade é que não poderia esticar muito a hora da sessão de domingo. Teria de ser 21:30 - 0:00 inevitavelmente (pelo menos para mim).