segunda-feira, 6 de abril de 2009

As sessões de quinta-feira no Contagiarte

The Thursday sessions in the Contagiartes will be no longer 100% Irish. They will be a mix of musical styles from all over Europe.

Dado que foi dado um passo em frente com a especialização das sessões irlandesas no Ryan's, está agora aberto o caminho para fazer sessões multi-estilos com músicas de todas as proveniências que nos lembrarmos tal como pedem os dançarinos que lá vão.

Para que a sessão não seja uma anarquia completa propunha várias ideias, obviamente a discutir na próxima quinta:
- Qualquer que seja o estilo musical devia existir regras semelhantes às das sessões irlandesas: quem lança a sessão é responsável pela música e acompanhamento. Ou seja: não pára a meio ou toca muito baixinho com medo de ser ouvido ou para falar com alguém, explica aos outros músicos e dançarinos que estilo se trata e tem de assegurar que o acompanhamento sirva a melodia e o ritmo da dança ...
- Cada um que traga o estilo que sabe. Eu proponho Klezmer e Cigano da Europa Oriental por exemplo. Não esquecer que tem de explicar à percussão e acompanhamento o que fazer com a novidade melódica ...
- Vamos tentar negociar com o Osga tocarmos a meio da sessão do DJ. Não tem sentido estarmos ali a tocar para as moscas quando o pessoal chega depois da meia noite e a diversão só começa de verdade à 1h00 ... Podemos fazer uma sessão de ensaio das 10h00 às 0h00 mas a verdadeira sessão começaria com a festa dos dançarinos e no meio deles se possível. Festa é festa para todos.

2 comentários:

Nuno Flores disse...

O que propões é arrojado, mas muito interessante se se conseguir implementar.

Confesso que estou um pouco céptico de como tal possa funcionar. É preciso que os músicos apanhem rapidamente o ritmo e uma harmonia que se adeque. Mas não me importo de o tentar fazer (como músico passivo, ou seja, tentar aprender o ritmo e fazer um acompanhamento).

Quanto a negociar com o Osga para tocarmos a meio da sessão, tenho apenas duas coisas a dizer:

1 - Sei que temos acabado as sessões por volta da 1:00, mas isso faz com que sexta-feira seja um dia muito complicado para levantar de manhã para ir trabalhar. Já às quartas-feiras isso acontece.

Vamos lá ver, não me tenho queixado antes porque as coisas até tem corrido bem e tenho feito algum esforço para conseguir estar até mais tarde, mas agora, depois de algum tempo, tenho sentido que a minha profissão tem sofrido com isso.

Não quer dizer que não possa estar até um pouco mais tarde, mas não de uma forma continuada.

Portanto, estar a tocar depois do DJ começar, das duas, uma: ou o DJ começa às 22h (o que duvido) ou começamos a tocar bem para lá da meia-noite (o que me faz torcer um pouco o nariz).

2 - Não sei o Osga irá muito na onda de tocarmos a meio. Porque acho que quebra um pouco a onda, isto porque a música que ele põe está muito mais alta daquela que nós tocamos e não sei se ele vai concordar muito com isso. Em todo o caso, nada como falar com ele.

Miguel Marinho disse...

Gostei muito do último ponto, tocarmos a meio !
Mas tem que ser "bué" diversificado senão levamos com puré em cima ! :P