segunda-feira, 20 de abril de 2009

Mudanças para (as) quinta(s)-feira(s)

From this thursday onwards we're no longer playing regularly in the Contagiartes. On one hand our repertoire is stagnated, on the other hand the portuguese dancers from this place are not so keen to learn and practice Irish traditional music. There will be however a monthly visit to play a mixed repertoire.

A partir desta quinta feira deixamos de tocar regularmente no Contagiarte. Por um lado o nosso repertório está estagnado (e vai demorar um pouco até conseguir absorver as danças que por lá se ouvem) e, por razões algo misteriosas, a música irlandesa não tem saída junto dos dançarinos à quinta-feira. No entanto, no Sábado passado as mesmas pessoas dançaram-na no concerto dos Mosca Tosca ...

O novo formato será discutido na próxima quarta-feira (amanhã). Ou passamos a tocar lá uma vez por mês com um repertório mais preparado ou ... sabe-se lá o que fazemos às quintas.

Um comentário:

Nuno Flores disse...

Bom, visto que sexo em grupo é algo fora de questão, olhando para as quintas-feiras, diria que faz algum sentido compôr um reportório. As minhas sugestões são as seguintes:

1. O trabalho que temos desenvolvido tem-se consignado a compôr sets (normalmente em grupos de 3, como mandam as regras) de tipos de músicas (reels, jigs, slip-jigs e horn-pipes). Já temos alguns sets que seria muito interessante continuar a trabalhar e amadurecer.

2. Com vista a potenciar uma eventual aparição mensal no contagiarte (que eu acho interessante por uma questão de visibilidade) devia haver uma linha condutora que levasse a que se acrescentasse ao crescente reportório outros temas/danças mais consignantes com o que passa no contagiarte. Para tal, terá de passar a haver uma melhor coordenação das sessões, ficando alguém responsável por ensinar/disseminar esses novos temas.

3. Algo que creio que também seria útil e que faz falta, especialmente para novos músicos que aparecam é um "kit" de session, ou seja, criar um "pack" de mp3/pautas/estruturas(acordes) das músicas que tocamos. Não só para ajudar a músicos novos que cheguem e que queiram fazer parte das sessões regulares, como para auxiliar músicos de ocasião a conseguir tocar sem "destruir" completamente o que vamos tocando. Igualmente ajuda o grupo a ensinar músicos novos e a consolidar aquilo que já está estabelecido a nível melódico e harmónico.

Fico à espera do vosso feedback.

Abreijos